quarta-feira, 26 de agosto de 2020

*Reconhecimento: Pinheiro troca experiências de resposta à pandemia da COVID-19*

*Reconhecimento: Pinheiro troca experiências de resposta à pandemia da COVID-19*

 
Representantes da  Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), órgão vinculado a Organização Mundial de Saúde (OMS),  com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), estiveram em Pinheiro nesta quarta-feira (26), em ação para conhecer as políticas locais de enfrentamento à COVID-19. Pinheiro foi uma das 4 cidades (Pinheiro, São Luís, São José de Ribamar e Santa Inês) visitadas  pela organização. 
O prefeito Luciano Genésio e a deputada Dra. Thaíza Hortegal, acompanharam a visita. O objetivo é trocar experiências entre profissionais da área de saúde, vigilância, assistência e comunicação, que atuam nos estados do país. Pinheiro foi escolhida devido ao êxito no combate à pandemia. Na cidade foram visitados SEMUS, Centro de Especialidades Médicas, Unidades Básicas de saúde municipais, o hospital Dr. Antenor Abreu, o Hospital Materno Infantil e o Hospital Macrorregional Dr. Jackson Lago.
"Relatamos nossas experiências nessa luta com um trabalho eficiente de monitoramento e identificação de pacientes até o processo de atendimento nas unidades de saúde. Mas também expressamos preocupações sobre temas ainda latentes, sobre como lidar com o retorno às aulas e o surgimento de estudos relacionados a reinfecção pela COVID-19", relatou a deputada, Dra. Thaíza.
As ações exitosas de Pinheiro foram apresentadas juntamente com os resultados. Desde o início da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Pinheiro iniciou as medidas de combate ao vírus. As medidas resultaram no achatamento da curva de contágio e em número mínimo de mortes e internações.
"Nosso principal objetivo é troca de experiências bem sucedidas. Nós temos uma equipe aqui que é composta de secretarias de outros estados e da Fiocruz. E que através desse intercâmbio a gente espera fazer a difusão dessas experiências bem sucedidas para que a gente possa compartilhar isso futuramente em um cenário nacional", disse Rodrigo Said, representante da OPAS/OMS.
Com atitudes como, os decretos que regulamentaram o distanciamento e isolamento social da população,  a instalação de UTI e UCI com leitos preparados para atender casos graves da doença, a adoção de protocolo eficiente no tratamento da doença, campanha de conscientização da população, distribuição de kits de medicamentos, a oferta de testes, a realização de atendimento itinerante com testagem, Pinheiro conseguiu obter êxito no combate à pandemia. 
"Adotamos um protocolo de uma médica do Piauí, distribuímos mais 20 mil kits de medicamentos, instalamos leitos de UTI, colocamos 18 respiradores através de convênios estadual e federal, além dos presentes no município. No pico, chegamos a 95% dos leitos preenchidos, o que nos preocupou bastante, mas ainda assim tivemos êxito pelo baixo índice de mortalidade. Além das demais ações, fechamos a cidade, até hoje realizamos mutirões de saúde nos diversos bairros e aos poucos estamos retomando as atividades. Hoje, apenas 10% leitos estão ocupados", disse o prefeito Luciano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Orleans Brandão participa da abertura do II Congresso Estadual do Municipalismo

Orleans Brandão participa da abertura do II Congresso Estadual do Municipalismo O secretário Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orle...