sábado, 20 de junho de 2020

NOVO PROGRAMA DO HOSPITAL MATERNO INFANTIL DE PINHEIRO LEVA GESTANTES À CONHECER O AMBIENTE HOSPITALAR ANTES DO PARTO

NOVO PROGRAMA DO HOSPITAL MATERNO INFANTIL DE PINHEIRO LEVA GESTANTES À CONHECER O AMBIENTE HOSPITALAR ANTES DO PARTO

Quando a gestante conhece o ambiente onde será realizado o parto, ela fica mais tranquila e pode ainda tirar dúvidas, o que torna o parto mais humanizado. A prefeitura de Pinheiro, através da secretaria de saúde do município já iniciou, no Hospital Municipal Materno Infantil Nossa Senhora das Mercês, o programa “Visita à maternidade: informação que gera segurança”. A estratégia faz parte de uma série de ações que visa a criação de vínculos entre as mães e o ambiente hospitalar.
A iniciativa é pioneira na baixada maranhense, esse programa pretende gerar impactos positivos nas mães. Enquanto o bebê não chega elas ficam ansiosas e com medo do parto, os companheiros e a familiares sofrem juntos, com a incerteza da espera. Conhecer o ambiente onde o parto será realizado, a equipe que fará o acompanhamento e os ambientes pelos quais irá passar, tranquilizará a mãe e seu acompanhante.
O trabalho faz parte da estratégia de acolhimento, em um formato criado pela maternidade, para dar esse apoio emocional. Essa foi a forma que a unidade encontrou de diminuir o excesso de nervosismo, que acaba atrapalhando o parto, quanto mais tranquila a mãe estiver, melhor será o desenvolvimento do seu trabalho de parto. É preciso chamar atenção para a importância do pré-natal, que é fundamental para um parto seguro. 
"Esta é uma estratégia que melhora todo o processo e nos aproxima das mães e de seus acompanhantes. Percebemos que ao longo dos anos criou-se uma imagem distorcida da instituição, as inverdades divulgadas prejudicam o atendimento, pois faz a população pensar que o Hospital não cuida de nossas gestantes. Portanto, queremos que as pessoas tenham a oportunidade de saber que a Maternidade é sim um lugar aconchegante e humanizado, que os profissionais, que aqui estão, são treinados e capacitados para proporcionar este momento único, que é receber o filho nos braços. Nesse momento temos uma estrutura jamais vista neste hospital, a ideia é apresentar essa estrutura, o ambiente e a equipe às mães e acompanhantes, para que vejam que estamos aqui para ajudar". Enfatizou Denize Miranda, diretora do hospital.
Durante a visita, que deve ser previamente agendada pelo Serviço Social, a gestante é acompanhada por um membro da equipe de atendimento, que mostra as dependências do hospital por onde a mamãe irá passar no dia do parto. É realizada orientação quanto ao aleitamento materno e várias outras medidas, que possam fazer com que o parto seja menos traumático.
“Nosso objetivo é preparar as mães para o parto, deixá-las mais calmas e conscientes dos procedimentos pelos quais irão passar no grande dia. Isso faz parte da humanização feita através de várias iniciativas na unidade. Na visita, as mães irão conhecer o ambiente hospitalar, que irão percorrer no dia do parto, como sala de pré-parto, enfermaria, sala de parto, berçário e alojamento conjunto”. Explicou Fred Lobato, secretário municipal de saúde.

sexta-feira, 19 de junho de 2020

PINHEIRO REGISTRA MAIS UMA MORTE POR COVID-19, CIDADE POSSUI 374 PESSOAS RECUPERADAS DA DOENÇA

PINHEIRO REGISTRA MAIS UMA MORTE POR COVID-19, CIDADE POSSUI 374 PESSOAS RECUPERADAS DA DOENÇA 


Apesar dos números crescentes de recuperados na cidade, infelizmente ainda há casos de perdas. Pinheiro registrou hoje no Hospital Macrorregional mais uma morte causada pela Covid-19. 
Os números de hoje (19) estão assim: 3781 notificações, 2214 casos foram descartados, 248 são suspeitos, 1319 foram confirmados por meio de teste. Do total de confirmados 911 estão ativos, desses, 20 estão hospitalizados, 34 morreram em decorrência do vírus e 374 estão recuperados.
A prefeitura de Pinheiro tem investido em medicamentos e equipamentos para evitar que mais pinheirenses morram em decorrência da pandemia. O enfrentamento ao vírus continua, a administração municipal tem realizado diversas ações para tratar a Covid-19 e combater a disseminação da doença.
Foi entregue hoje a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional Dr. Antenor Abreu, são 5 leitos com respiradores/ventiladores que já estão à disposição da população, ao todo serão 18 leitos com o suporte de vida necessário ao tratamento do sintoma considerado o mais grave da Covid-19, a insuficiência respiratória.

DIA HISTÓRICO PARA A SAÚDE DE PINHEIRO, UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO (UTI) FOI ENTREGUE NA MANHÃ DESTA SEXTA (19)

DIA HISTÓRICO PARA A SAÚDE DE PINHEIRO, UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO (UTI) FOI ENTREGUE NA MANHÃ DESTA SEXTA (19)
Hoje (19) foi entregue à população de Pinheiro a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com 5 leitos equipados com respiradores/ventiladores, que farão a diferença no tratamento da Covid-19 no município. Além da UTI, foram entregues mais 13 leitos com respiradores/ventiladores que integram a retaguarda de combate a pandemia, esses leitos compõem a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), da ala 19 do Hospital Regional Dr. Antenor Abreu.
Autorizado para funcionar com status de UTI pelo Ministério da Saúde apenas 5, mas ao todo são 18 leitos com o suporte necessário, para o tratamento do sintoma considerado o mais grave da Covid-19, a insuficiência respiratória. Pinheiro se destaca mais uma vez nas ações de enfrentamento à Covid-19, é a segunda cidade do interior do Maranhão a ter UTI em sua rede municipal de saúde. 
O sistema de saúde de Pinheiro se transformou nos últimos meses. Evoluiu como nunca havia evoluído, agora a cidade tem um hospital moderno que não fica atrás do hospital Macro rregional no quesito equipamentos e suporte médico. O prefeito Luciano falou sobre essa importante conquista, entregue hoje (19) à população. 
“Fico muito feliz em poder contribuir para o avanço do sistema de saúde da nossa cidade e reforçar o combate ao novo Coronavírus. Estamos trabalhando para isso, proporcionar as mudanças que o nosso município precisa, agora podemos respirar um pouco mais aliviados, por que estamos preparados, para atender quem precisar desse tipo de suporte de vida.” Disse o prefeito Luciano.

quinta-feira, 18 de junho de 2020

CORONAVÍRUS: NÚMERO DE RECUPERADOS DA COVID-19 EM PINHEIRO SALTA PARA 326

CORONAVÍRUS: NÚMERO DE RECUPERADOS DA COVID-19 EM PINHEIRO SALTA PARA 326 
 A prefeitura de Pinheiro, através da Secretaria de Saúde, divulgou, nesta quinta-feira (18), boletim atualizado, que mostrou um grande aumento no número de pessoas recuperadas da Covid-19 no município. Ontem eram 230 recuperados, com mais 96 esse número subiu para 326, uma ótima notícia para os pinheirenses.
Segundo o boletim são 3513 notificações, 2080 casos descartados, 217 suspeitos, 1216 casos confirmados, desse total 857 estão ativos, 18 pacientes seguem internados e 33 faleceram.
O boletim epidemiológico com os números da covid-19 por lugar de moradia, demonstra quais áreas estão tendo maior crescimento no número de casos, na zona rural o povoado Bom Viver tem a maior quantidade de positivados são 36, na zona urbana o bairro Alcântara segue no topo da lista com 133 confirmações.
Hoje aconteceu mais um mutirão itinerante contra a Covid-19, no povoado Santa Vitoria, onde 26 pessoas testaram positivo para a doença, esses dados serão inclusos no boletim de amanhã (19).

quarta-feira, 17 de junho de 2020

CORONAVÍRUS EM PINHEIRO: NÚMERO DE CASOS CRESCE NA ZONA RURAL DA CIDADE

CORONAVÍRUS EM PINHEIRO: NÚMERO DE CASOS CRESCE NA ZONA RURAL DA CIDADE

Nesta quarta-feira (17), o boletim epidemiológico mostrou que os números do Novo Coronavírus no município de Pinheiro continuam aumentando. A cidade possui 3383 notificações, 1993 casos descartados, 223 suspeitos e 1167 casos confirmados, desses, 904 estão ativos e 18 seguem internados. 
O município registrou novo aumento no número de recuperados, são 230 no total. Infelizmente a cidade também registrou mais 2 mortes, ocorridas no hospital Macro Regional, elevando o número de óbitos para 33.
O boletim epidemiológico por local de moradia, demonstra que há um aumento no número de casos da Covid-19 na zona rural da cidade, o povoado com maior incidência da doença é Paraíso com 20 confirmações.
A prefeitura realizará amanhã (18) mais um ‘Mutirão itinerante da saúde e desenvolvimento social- contra a covid-19’, é a terceira edição da ação, que dessa vez será levada à região do gama, será no povoado Santa Vitória com início às 8:30h. Esse atendimento é fundamental para identificar novos casos e tratar o maior número possível de pessoas.

INFRAESTRUTURA EM AÇÃO: PREFEITURA DE PINHEIRO FINALIZA OBRAS DA PONTE DO POVOADO BUTIRI NA REGIÃO DA CHAPADA

INFRAESTRUTURA EM AÇÃO:  PREFEITURA DE PINHEIRO FINALIZA OBRAS DA PONTE DO POVOADO BUTIRI NA REGIÃO DA CHAPADA 


A prefeitura de Pinheiro continua com os trabalhos de melhoria da infraestrutura do município. O prefeito Luciano fez uso de suas redes sociais para anunciar, na última quinta-feira (11), o início das obras de reconstrução da ponte do povoado Buriti, localizado na região da chapada. A reconstrução da ponte foi concluída, devolvendo a trafegabilidade do trecho que interliga o povoado Buriti ao povoado Barros, dando acesso a outras localidades.
O período chuvoso ainda não passou, na medida do possível, a prefeitura vem realizando os serviços de melhoria da trafegabilidade. Na sede o programa pró-asfalto tem retorno previsto para as próximas semanas e na zona rural, pontes vem sendo reconstruídas e estradas melhoradas, mas o serviço só voltará ao normal quando findar o período chuvoso.
“O trabalho tem que continuar, estamos fazendo reparos que são possíveis de serem feitos, mesmo com o período chuvoso, na sede a equipe da infraestrutura continuam cuidando da limpeza urbana e melhorias da trafegabilidade”. Disse o prefeito Luciano.

terça-feira, 16 de junho de 2020

CORONAVÍRUS: NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR COVID-19 DIMINUEM EM PINHEIRO *

*CORONAVÍRUS: NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR COVID-19 DIMINUEM EM PINHEIRO *




No boletim atualizado na noite desta terça-feira (16), Pinheiro registrou 3267 notificações, 1848 casos descartados, 313 suspeitos e 1106 confirmados, 845 casos estão ativos, agora 18 pessoas seguem hospitalizadas por causa do vírus, 230 estão recuperadas e 31 morreram em decorrência da Covid-19 no município.
O boletim é atualizado diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde e publicado toda noite no portal oficial da prefeitura (www.pinheiro.ma.gov.br).
A zona urbanada concentra a maioria dos casos confirmados, mas, a incidência da doença na zona rural está aumentando, os 'Mutirões intinerantes da saúde e desenvolvimento social' tem evidenciado isso. Os polos por onde a ação passou, tiveram dezenas de casos confimados por meio de teste.
" precisamos focar nos bons resultados, o número de recuperações é cada vez maior, o número de internações tem diminuido, isso é resultado do tratamento prévio feito com os kit's de medicamentos distribuídos pela prefeitura". Destacou Fred Lobato, secretário de saúde municipal.
O tratamento realizado no início dos sintomas, tem o objetivo de impedir que a doença evolua, causando sintomas mais graves. A política de enfrentamento a pandemia têm dado certo.

Pinheiro promove grande e importante adesivaço pró Orleans Brandão e mobiliza aliados pinheirenses e baixadeiros.

Pinheiro promove grande e importante adesivaço pró Orleans Brandão e mobiliza aliados pinheirenses e baixadeiros.  grande adesivaço moviment...